sábado, 3 de maio de 2008

Aurora Boreal

A aurora polar é um fenómeno óptico composto de um brilho observado nos céus nocturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome baptizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Ocorre normalmente nas épocas de Setembro a Outubro e de Março a Abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome baptizado por James Cook, uma referência directa ao facto de estar ao Sul.
O fenómeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenómeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório
. (in wikipédia)
º
O vídeo em baixo foi-me enviado pela minha amiga Susana, a qual, ainda não conheci in vivo nesta vida. Mas iremos conhecer-nos brevemente. Há muita qualidade ali dentro.
Só hoje vi um lindo texto enviado pela Deusa. Que lindas palavras. Obrigado e desculpa-me este meu jeito de Ser tão ...
º
Ao vermos a Aurora Boreal, vêmos que os bichinhos que habitam este Planeta são tão iguais. Para o Bem e para o Mal. Se é que isso existe ?
Para quê tanta complicação, tanta agressividade, quando todos nós somos iguais em duas fases de nossas vidas intrafísicas. No nascimento e na morte.
Relembro uma frase de Bob Marley: " A vida é uma aventura da qual nunca sairemos vivos".
Pensem nisto e tenham calma.

5 comentários:

Miss Piggy disse...

Meu querido Amigo Zorze esse vídeo esta fenomenal, os meus parabéns à tua amiga Susana.
E quanto à frase do nosso celebre cantor Bob Marley (que por acaso foi colocado no dia em que ocorreu uma marcha a favor da liberalização da plantação e consumo de canábis, mas adiante...), é uma pequena frase mas que diz muito...


Beijinhosss e Abracinhossss

Anónimo disse...

A Natureza, tão bela que nos causa admiração, e tão difícil, quanto à sua explicação.
Aceitêmo-la, sem interferências, pois é assim que ela é bela!
Abraço
Manañgão

Belcrivelli disse...

Adorei o vídeo! Lindo!
A frase do Bob Marley me lembra uma outra que já ouvi: "Para morrer, basta estar vivo!"

Anónimo disse...

Realmente, caro Zorze, é por vezes precisa atenção para perceber que o nosso mundo ainda tem uma miríade de coisas belas para nos mostrar, que a natureza ainda não foi totalmente conspurcada peo homem e que existem espectáculos de uma beleza tal que a lágrima no canto do olho nem parece mal.
O irónico disto tudo é que, de facto, quer o milagre natural da refracção da luz, e a ionização das camadas superiores da atmosfera, quer uma brutalmente humana explosão atómica causem o mesmo efeito :)
Quererá isto dizer que ainda há esperança para nós?
Tudo de bom.

Anónimo disse...

Eu hoje conheci uma Aurora, não era Boreal, mas era um espectáculo.
Tinha as medidas certas e a dosagem recomendada pelo médico para fazer 3 vezes ao dia. Fiquei com pena de não a poder conhecer melhor, ainda podia aprender umas coisas com ela.
Um Abraço.