sexta-feira, 2 de abril de 2010

Kiva

Kiva.org é um sítio na Internet que intermedia pequenos empréstimos entre internautas de todo o mundo a pessoas que não têm acesso a empréstimos bancários.
Os clientes destes empréstimos são pessoas que vivem no denominado Terceiro Mundo e que com 700, 800 us. dollars podem investir em pequenos negócios.
Desde financiar a compra de um táxi a um queniano ou a compra de uma banca para vender comida a uma vietnamita.

"Kiva (da palavra swahili "acordo" ou "unidade") é uma organização que permite o empréstimo de pequenas quantidades, o micro crédito (geralmente múltiplos de 25 dólares americanos) através da Internet para pequenos negócios ou iniciativas no chamado Terceiro mundo. É uma instituição não-lucrativa com sede em São Francisco, que vive de doações e parcerias com grandes empresas (Youtube, Google, etc.) e outras instituições, sendo intermediária na concessão do micro crédito."
fonte: wikipédia

Sendo a AMI, UNICEF a UNESCO entre muitas outras organizações com contabilidades "complexas", não se sabe bem que viagens têm os donativos e em que bolsos às vezes ficam retidos.
No Kiva não se doa, não se dá esmola, mas sim, aquele pequeno empurrão necessário para alavancar pequenos negócios que não sendo dessa forma nunca se iriam concretizar.
Não são os governos nem a banca mundial que irão dar uma mão a quem não tem quase nada. Eles tem outros interesses e outros fins.
Neste site o financiador tem uma página em que vai acompanhando o seu portfolio (clica aqui para ver a do Zorze).
O curioso é que o micro crédito no Terceiro Mundo tem uma taxa de cumprimento altíssima, o do Kiva é actualmente de 98,47%. Incrível não é?

2 comentários:

Diogo disse...

Não sabia disto. Também me vou armar em «capitalista».

Bandido disse...

Muito interessante. Vou explorar isto melhor...