terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conceitos de Deus, livre arbítrio e destino

Planeta Terra, final de tarde, 2010/09/12

No fruto das religiosidades, ao longo dos tempos, retira-se na casca actual, karmas violentos e imensas vidas interrompidas sem sentido lógico, pelo menos, do ponto de vista directamente proporcional da quaisquer razões de qualquer religião que se defenda.
A uma certa transcendência, que o Homem logo se começou a deparar através dos trovões, dos raios e das explosões, fenómenos tão dantescos e muito acima do seu domínio e de sua força física, foi atribuindo a outras forças superiores, tais responsabilidades. Venerando e celebrando, figuras da sua imaginativa e feitores de tão soberbos eventos, e daí, pressupondo um certo controle naif e obsessivo, ganhar vantagem sobre o outro que invejava ser igual, espelho de si.
Daí até a complexização de hoje nos rituais de benefício próprio, até à hierarquização de códigos, percorreu-se todo um vasto leque histórico, de morte, traição, hipocrisia, exploração do homem pelo o homem, e principalmente, o controle do conhecimento.

Peguemos na hipótese de que os homo sapiens sereníssimus que atingiram a forma evolutiva de consciência livre. Energizam, nessa forma, não planetas, mas sim galáxias, gerem a sua evolução, como também, de forma que se pode não compreender, de que, para melhor evolução, pode passar pela destruição. Todos nós, e isto é importante, todos nós chegaremos a esses patamares, uma espécie de Deus, e decidiremos em conformidade.
Não há superior, nem inferior, num contexto, em que percorremos esse caminho, base central de nossas existências. Todos nós caminhos para lá, mesmo estagnados, em certos pontos não há volta a dar, um novo pulo ocorrerá.

O livre arbítrio, propalado por compêndios avulsos e nascidos sob matrizes ideológicas políticas de outras eras, que definem, regras e comportamentos a ser seguidas e obedecidas por imensas massas de gente, que perderam a capacidade de questionar o tudo, que o envolve e o que vive.
Há na Índia, um templo que guarda o futuro de todas as pessoas em escritos. Se avença, que foram extra-terrestres que deixaram essas escritas dinâmicas.
- Será que já teremos o nosso destino escrito numa folha de papel?
- Será que temos, realmente o livre arbítrio?
- Ou será, que afinal é tudo relativo e temos a ilusão do comando de nossas vidas?
Em boa verdade, se pode questionar... Seremos de facto seres livres?

Se calhar, já somos alguém, poderosos, partes intervenientes do Universo, duma maneira inexorável que nos escapa, por agora, à nossa percepção holística, como conjunto do Ser.

4 comentários:

Anónimo disse...

A Certeza que Deus Existe.

Deus força superior ilimitada,Criador do céu e da terra e toda sabedoria que nela há capaz de alcançar o universo infinito com força e poder.Somos imagem semelhança de Deus.
Deus é amor e misericordia em cada ser,admite a existência de um poder superior,capaz de realizar um actor criador.Podemos nos comunicar com o poder infinito, com fé e a certeza, da presença infinita no seu interior.Tudo que pedires a ele credo, receberes.
diz o insensato no seu coração:Não há Deus, mas o homem sábio buscará Deus de todo coração e toda alma.
Ele te Ama e quer te salvar para uma vida eterna.
DEUS EXISTE.

Jorge disse...

zORZE....talvez a maior invenção do homem antes da roda !!! com a modernidade foi tudo muito bem aproveitado para aprisionar os ignorantes e analfabetos que continuamos a ser !!

Abraço.

Camolas disse...

" Só sei que nada sei, e foi porque me disseram."

(Mariano, amigo do Luis Filipe)

Clitórix disse...

Claro q DEUS existe!!
Não convém pois a alguns oportunistas de q a sua existência seja concreta, pois para esses é mais "cómodo" ter fé num partido politico, num familiar (p.e., o mais novo da familia, onde reside a esperança dum "futuro" mais "risonho", essa, duma cretinisse atroz, ou então aquele(s) q se serve(m)Dele para cometer algumas barbaridades, fazendo crer ao incauto de q ELE necessita de dinheiro, refiro-me a seitas q por aí andam..............