domingo, 13 de setembro de 2009

France Telecom


Segundo as últimas notícias, no último ano e meio, suicidaram-se 22 trabalhadores, noutra linguagem, colaboradores, pois na semântica encerram-se várias caracterizações ideológicas.

Na realidade, a escravatura e as grilhetas, estão e sempre estiveram presentes na (des)organização do trabalho. No que outrora era chicote no lombo e nas panturrilhas, hoje é substituído, por técnicas psicológicas, fruto de desenvolvimento de um conhecimento, que deveria ser para benefício da humanidade, como quaisquer outros.

A empresa em causa, a France Telecom, e para que não se esqueça, é um todo um conjunto de pessoas, que todos os dias dedicam grande parte de suas vidas, alguns, há muitos anos. Mas tendências das últimas décadas, as administrações, quadros dirigentes e intermédios, vêm bebendo uma cultura dominante de alcance de objectivos a qualquer custo.
A forma como são formados os objectivos não são questionados. Recordo que a ambição da carreira profissional e o dinheiro, não são tudo na vida, longe disso.

Por isso tem de haver opções, na forma comportamental do dia-a-dia.

Não é colocar um funcionário numa sala com uma mesa e cadeira sem nada para fazer, colocar funcionários a tirar agrafos em pilhas de papel, colocar funcionários a organizar por letra alfabética arquivo morto, mudar constantemente o local de trabalho, mudar constantemente os produtos que vende, destruir laços entre colegas, em suma, o velho "dividir para reinar".

Estas empresas existem por aí, infelizmente, em grande número. Com a benção dos Estados que também praticam as mesmas técnicas na sua administração.
No caso da France Telecom, a administração perante a gravidade da situação, mais pela exposição, reconheceu alguns erros e tomou algumas medidas para inverter esta política assassina.
Sem contar as muitas centenas, senão milhares, de trabalhadores que poderão estar à beira do limite.

De salientar, que se houver cada vez mais pessoas informadas, ou seja, consumidores atentos, estas empresas deixarão de ter viabilidade, pois os seus produtos não serão adquiridos.
Aos consumidores, pede-se apenas, que quando comprarem vejam se o funcionário está a sangrar.

5 comentários:

Ana Camarra disse...

Zorze

Muito, muito bom.
Aqui não é muito diferente as pessoas cada vez contam menos, não interessam, por acaso a congenere Portuguesa, PT, não é Orange mas é mais menos rosa alanrajada ou laranja rosado, tem essas politicas, ainda não se começaram a matar, mas trabalham até ás 19h00 para saber que estão dispensados depois de 3 anos a contratos mensais...
Completamente desumano.

beijos

mugabe disse...

Tens toda a razão Zorze, as técnicas psicológicas avançaram imenso nestes ultimos anos e os resultados são imensamente mais nefastos do que as velhas técnicas, são cruéis, desumanas e há muito pessoal que até nem dá por nada....dramático !!!

Abraço!

Diogo disse...

Sou da opinião que cada trabalhador que se queira suicidar, seja por trabalho dsumano, seja por ficar desempregado, devia levar sempre alguém com ele: um ou mais gestores corruptos, um patrão desumano, alguns jornalistas a soldo ou alguns políticos a saldo.

Era o que eu chamaria um suicídio no interesse das populações.

Pata Negra disse...

Seria importante que em vez de educarmos os nossos filhos para a carreira e para as viagens de férias lhe incutíssemos a necessidade de lutarem pelos seus direitos e lhe mostrássemos como é lindo o vale da casa onde avó nasceu.
Um abraço de quem para estar morto tem e eternidade

casadegentedoida disse...

Realmente é muito parecido com um sitio que eu cá sei.
Abraços.