segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Um Brasileiro revoltado

Um texto de um cidadão brasileiro revoltado e indignado. O que descreve também se aplica a Portugal país de babacas PS/D. É um texto que já anda a circular pela Internet à algum tempo, pela sua clareza e inteligência é merecedor de aplauso.

" Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida.
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza.
Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.
Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.
Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.
Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
Brasileiro é um povo honesto. Mentira.
Já foi, hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.
90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira.
Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.
O Brasil é um pais democrático. Mentira.
Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.
Democracia isso? Pense !
O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o
retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?? ?
Grande coisa...
O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.
Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar...
O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.
Para finalizar tiro minha conclusão:
O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente.
Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta.
Afinal aqui não tem terramoto, tsunami nem furacão.
Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!
Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim? "

Arnaldo Jabor

15 comentários:

duarte disse...

basileiro é fodido...
venho dar um abraço
duarte

mugabe disse...

Zorze,...bom, vamos com calma. Arnaldo Jabor é um conhecido reaccionário de cariz fascista, com grande aceitação na imprensa brasileira (escreve em vários jornais )toda ela fasciszante e que todos os dias atacam o presidente Lula. Quando comecei a ler, fiz logo alguns reparos e vi que havia muita demagogia, embora obviamente muitas coisas sejam verdades, mas isso toda a gente sabe, só que aí funciona a manipulação que a direitona brasileira faz todos os dias contra o governo e quando vi o nome do autor no fim, ficou tudo esclarecido...isso é uma manobra fascista, dum conhecido fascista, para deitar abaixo o governo,... é que eles já estão á rasca que a Dilma ganhe as próximas eleições.

Olha, e também não é correcto comparar o Brasil a Portugal ...é tudo diferente, não tem nada a ver.

Um abraço!

Silvia Salazar disse...

O colega la de cima diz que Brasileiro e fodido, tens razão e sabe pq... Porque a puta Patria que pariu o Brasil(colonizou)foi a vossa Patria dai surgiu um Pais corrupto, violento, mal administrado etc.... fazer o que! se estivessemos um mucadinho de sorte de sermos colonizado pelos Ingleses creio que estavamos bem melhor.
Melhor eu ficar por aqui senão ja sabe...*@#!%&:&$!!!

beijocasss Zorzeee

mugabe disse...

Sílvia,..também não estou de acordo com isso,...também era o que faltava agora Portugal ser ainda o responsável pela corrupção e outros males dos brasileiros...o que está mal são vocês que têm que resolver, só a vocês diz respeito.

E o que dizes sobre a colonização não procede, porque se assim fosse o Gana, o Zimbabué, o Malawi, o Uganda e outros de colonização inglesa eram todos grandes países e não o são...portanto...!!!! não há colonizações boas, más e assim assim,...todas são más na sua essência ! Um salud para ti !

Zorze disse...

Amigos e Amiga,

Calma, não se excitem. Cada um vê à sua maneira. Apenas isso.

Abraços para eles e uma beijoca para ela.

Zorze

Zorze disse...

Mugabe, não tinha ideia de quem era Arnaldo Jabor, apenas achei interessante o texto que tenho recebido de amigos imigrantes brasileiros indignados com a realidade brasileira.

Menina Silvia, o Duarte quando diz que o brasileiro é fodido não é no mau sentido. Aqui em Portugal quando alguém diz: "Eu sou um gajo fodido", funciona até como auto-elogio. Tal como no Brasil gostam de dizer:"Eu sou cabra-macho prá valer".

Pata Negra disse...

O Brasil tem merda irmã da nossa. Ai Brasil quão semelhante acho teu fado ao nosso quando o cotejo.
Bom texto. Nós por cá todos bem.
Um abraço do povo

Diogo disse...

O Arnaldo Jabor, seguramente filho de boas famílias, fala do alto da massa que tem no banco. Se eu vivesse numa favela também não era honesto.

Arnaldo Jabor disse...

Bem, depois de tanta agressividade fiquei até sem jeito de entrar de fininho nessa jaca...
Mas vocês são mesmo umas p%&/s metidos a besta, pô!
Claro que a culpa de o meu Brasil ser assim é dos José Manueis desse mundo, viajando em galera cheia de viados procurando encrenca...
Tava pensando o quê?
Bem feito, foi pra aprender!!
Agora, chega de frescura e começa a trabalhar, ô seu Jorge, que seu país tá indo pró mesmo inferno que o meu.
Ficar bem.

Ana Camarra disse...

Zorze

Já conhecia este texto, mas sinceramente não lhe acho muita piada, nem tem pouco acho que este retrato seja assim tão fiel ou que seja assim devido á colonização Portuguesa (a Silvia que desculpe, mas é o que acho).
Acho que isto são argumentos de quem se demite, das suas responsabilidades, responsabilidades que são de todo o cidadão, todos temos a possibilidade de mudar a realidade, um bocadinho que seja.
Não atirar papeis no chão, eleger quem de facto nos represente e exigir que cumpram, se cada um de nós actuar com a verticalidade que achamos correcto, se agirmos com os outros como achamos que devem de agir connosco, tudo é mais facil.
Provavelmente vais dizer que sou uma lirica, talvez seja, acredito na capacidade humana, acredito que é tão poderosa para o bem ou mais ainda do que para o mal.
A postura de colocar o rabo de fora e dizer que é tudo inevitavél é negativa.
Tu não és negativo.
Percebo a tua intenção, não deixa de ser um alerta, mas não para ser levado á letra.

Beijos

mugabe disse...

Zorze, ok ! eu percebi que não fazias a mínima de quem era Arnaldo Jabor. Trata-se de um jornalista, escritor, autor de algumas telenovelas brasileiras e realizador de alguns filmes, é um tipo inteligente, só que tem esse pequeno problema,....é um fascista!
Foi um dos subscritores da manifestação de extrema direita que há uns meses se realizou em São Paulo,..o movimento "cívico" CANSEI ! tem espaço aberto nas televisões e jornais da chamada grande imprensa toda ela sem excepção altamente reaccionária. O presidente Lula, não é um verdadeiro socialista, mas é de esquerda e é o melhor que se arranja no Brasil. No entanto para esta élite de extrema direita, muito perigosa e golpista Lula é um perigoso comunista e um alvo a abater !! No Brasil ainda muita coisa está mal, mas Lula e a sua coligação de esquerda é o mal menor e por outro lado o povo brasileiro vai aos poucos abrindo os olhos e vai-se consciencializando de quem é melhor para ele.

Um abraço!

Zorze disse...

Ana, eu também tenho o teu acreditar na espécie humana e compartilho a tua ideia de responsabilização de cada um como cidadão.
Agora, sabes como eu, que no Brasil existem cerca de 10 milhões de crianças que nunca na vida irão sequer aprender uma letra de abecedário.
Tens, ideia como eu, de quantas pessoas foram violentadas física e sexualmente no Brasil, só hoje.
Tens, ideia como eu, de quantas pessoas foram assassinadas no Brasil, só hoje.
E de quantos estereonatos/enrolada ocorreram entre eles.
Com uma classe política e empresarialista que promove das piores distribuições de riqueza, juntando à maneira como o sistema político está organizado fazendo com que seja um verdadeiro campo minado é practicamente impossível uma ideia de não atirar papéis para o chão. Só um corte radical, por mais que assuste muita gente. Perante tais gigantescos problemas a sua resolução não dá para ser gradual.

Mugabe, não podemos andar com uma lista na mão de todas as pessoas do mundo se são isto ou aquilo. Agradeço a tua informação que assim por essa forma, faz com que se leia o texto doutra forma. Mas, contudo, o mesmo não deixa de ser interessante, tendo tu próprio concordado em parte com ele. Reflecte uma mentalidade carioca malandra, tal, como em Portugal existe uma cultura do desenrasca fruto da incompetência organizativa portuguesa. Daí a interligação.
Também concordo que Lula da Silva é um mal menor.

Diogo, também existe, por incrível que pareça, pessoas que nascem nas favelas e são honestas. A grandeza do ser humano é um mistério.

mugabe disse...

Zorze, atenção para não fazermos confusões....eu não concordei com o texto...o que eu disse é que há algumas coisas que ele (Jabor) disse que toda a gente sabe que é verdade..o que é diferente. E quem patrocina essas verdades evidentes para todos ???? as elites fachas, nem mais...!! concordo com o Diogo, é evidente que quem nasce e vive numa favela, tem todas as probabilidades de vir a ser desonesto, ladrão, traficante, etc...o que não quer dizer que não seja uma boa pessoa e até pode ser honesto...mas o ambiente degradante, violento e sem perspectivas das favelas desvirtua qualquer indivíduo.

Bom, Zorze, este assunto é complexo e vou-to explicar muito bem quando falarmos pessoalmente. Existem algumas considerações que fizeste que não são bem assim ! Abraço!

poesianopopular disse...

Cheguei tarde companheiros, mas como está gostoso o diálogo, tambem vou opinar, dizer que o brasil me fascina sem numca lá ter estado, fascina-me porque o Brasil é o Mundo, e não sendo adepto do Lula, penso que ele já fez mais em 8anos do que os anteriores em 100anos, claro que ainda não é suficiente, ainda falta muito para fazer do Brasil o Paríso, se a direita reclama é porque o Brasil está no bom caminho, espero que não adormeçam,mas, a impaciência é fascista, derrotar o capitalismo é uma terefa muito difícil.
Lula já percebeu que a solidariedade com Cuba Venezuela Colombia, é a política mais acertada para fazer frente ao inimigo comum o capitalismo.
Companheiros eu ficaria aqui o resto da noite falando do Brasil,mas, o diálogo já terminou cheguei atrasado paciência.
Abraço todos

casadegentedoida disse...

Amigo Zorze, realmente somos países irmãos, ao ler o texto parecia que também falava de Portugal. As semelhanças são mais do que gritantes, desde quem nos governa (a falta de escolaridade) até o mais reles dos cidadãos. Estou completamente de acordo com o texto e se fosse para subscrever eu também fazia. Sabes que tenho conhecimento de causa.
Abraços do casadegentedoida.