domingo, 26 de outubro de 2008

Chakras

"Chackras são núcleos ou campos limitadores de energia que constituem basicamente o holochakra, veículo de energia, dentro do corpo humano, fazendo a junção deste com o psicossoma, actuando como pontos de conexão pelos quais a força flui de um veículo da consciência para outro." (in Projeciologia, Waldo Vieira)

A palavra chakra (também pode ser chacra) vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo.
Os vedas (2.000 a. c.) contêm os mais antigos registos sobre chakras de que se tem notícia.

Temos cerca de 88.000 chakras, sendo sete os mais conhecidos e referenciados. Os vídeos (divididos em 3 partes) em baixo são a melhor explicação animada dos sete chakras principais.
Tal como os nossos orgãos internos trabalham sem darmos por isso, o mesmo, acontece com os nossos chakras. Exteriorizam e absorvem constantemente energia.
Por exemplo se visitarmos uma pessoa que esteja muito doente, ao fim de algum tempo sentimo-nos desgastados, descompensados energéticamente. Pois os chakras da pessoa doente carecidos de energia sugam os da pessoa saudável. E isto sem os intervenientes se aperceberem do processo energético que ocorre.
O interesse é conhecermos como eles funcionam e usar esta energia de forma inteligente e consciente. Para nos ajudar e ajudar terceiros.

Existem muitas doutrinas e linhas de pensamento que abordam este assunto, até mesmo, algumas religiões. Uns fantasiam mais, outros divinizam demais. Deve-se manter sempre um espírito aberto e crítico.

Algumas linhas com diferentes ângulos de pensamento conforme diversas tradições metafísicas:
- Energias do Tranta
- Hierarquia dos Neo-Confucianos
- Intervalos keni-kou dos taoístas
- Kosas da Vendanta
- Sefirot da Cabala
- Séries de transmutação dos Alquimistas
- Vijnanas da Iogacara





7 comentários:

Anónimo disse...

Zorze, é sempre com muito interesse e curiosidade que leio estes teus artigo. Obrigado!

Pata Negra disse...

Ó Zorze, qualquer dia ainda me levas daqui para fora. Estou farto de ter os pés na lama!

Um abraço diferente para um blogues diferente

Ana Camarra disse...

Zorze

Curiosa vi tudo, li tudo, mas o último só passa aos soluços, desisti.
Manda-me o link depois.
Mas continuo a não perceber muito bem, amigo.

beijos

Susana Garcia Ferreira disse...

Amigo Zorze mais um artigo interessante.
Por acaso já ouvi falar de chakras,em Pilates,e sei que os principais são 7,são os nossos centros de energia,e aquele em que se concentra mais energia,penso que é o que se sente mais quente,penso ter sido isso que ouvi falar.
Gostei do teu artigo,e já comecei a ver um dos videos,que também é muito interessante,mas quero ver com mais tempo.
beijinhos

Anónimo disse...

Por vezes dou comigo a sentir apenas algumas auras, boas e más(essas últimas com mais frequência!), neste caso que vai na mente desses individuos?? Raiva, òdio, râncor?? De quem?? Terei culpa disso?? Será estupidez, cobardia?? Porque querem descarregar essa ira contra quem está em desvantagem aparente?? Problemas domésticos? Sexuais? Sei lá............
Um abração.

Anónimo disse...

Zorze
Gostei, e senti que existe alguma realidade, que não ajuda nem afecta todos , no meu caso transporta-me sempre para a disciplina, que eu penso ser a base do equilíbrio de todas as coisas.
Obrigado por nos proporcionares estes momentos de interesse, e de conhecimento.
Abraço

vermelho disse...

Muito bem, sem medos!
Se todos tivéssemos consciência desse fluir da energia, talvez tivéssemos mais atenção a quem vem só para nos sugar... Podem chamar-lhe o que quiserem, até Deus, mas que ela flui, disso não há dúvida!
Lá na minha casa tentei fazer-lhe referência de outra forma: a motoserra está sempre a trabalhar, mas tu é que escolhes se levas com a serradura ou com a lâmina...
Vou concerteza voltar!
Abraço.