segunda-feira, 21 de junho de 2010

Solstício de Verão


A palavra solstício vem do latim Sol e Sistere - que não se move. É o momento em que o Sol, durante sua esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano em Dezembro e em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para o outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é o mais longo do ano.

Uma mulher é violada de 5 em 5 segundos na África do Sul.

Fica descansado que vais renascer dentro dos 10% que tem boas condições de vida, terás um tecto, formação escolar e protecção. Se nascesses albino na África terias que te preocupar.

Mais de dois milhões de pessoas morrem de fome a cada dia. Dessas, 20 mil crianças morrem por ano em consequência da falta de saneamento, só em Moçambique morrem 55 crianças por dia. Com menos de 5 anos de idade , são 16 mil, todos os dias. Uns dias mais, outros menos é na média constante e que não pára, que estes números se tornam assustadoramente preocupantes.

Mas tinha logo de renascer nesse planeta inferno, não haveria um atalho. Nessa coisa do desenvolvimento, tens de conhecer o lado negro da coisa, dessa forma, terias uma singela noção dos limites.

Em Phom Penh, Cambodja, existem cerca de 200.000 putas, 100.000 directas, as outras 100.000 em prostituição indirecta, nas casas de massagens e afins. Onde a mentalidade dominante é a de que tirar a virgindade, faz bem à pele e dá garantias de longevidade. Para as meninas de 12/13 anos vendidas pelas próprias mães, a coisa, decerto não vai correr muito bem. Após avançarem na idade e desvalorizadas, são amiúde violentadas por grupos que se fascinam em filmes pornográficos, made off, para-bollywood e para-hollywood. Outras meninas que sonharam ser artistas de cinema, o estrelato e a fama, acabaram com um caralho no cú e outro na boca. Mesmo assim algumas poucas singram nesse estrelato auto-iluminado. Não a putequinha brutalmente desvalorizada e violada por 50 cambodjanos no mato em que lhe desfizeram a vagina e a pobre menina depois de gritar durante horas e talvez a um deus qualquer que a ajudasse, teve um forte AVC, tal o muito para lá do que as suas frágeis veias estivessem para suportar.

Mesmo nascendo num lugar previligiado, vou ter que constatar com essas realidades. Obviamente que sim, num primeiro momento, te sentirás semi-culpado, mas aprenderás a ambiguidade da coisa. Se chover tenta passar por entre os pingos. Mas aí, de certeza ficarei molhado. Meu caro, quem renasce nesse Inferno, molha-se, e vais sair dele bem molhado, pois vais ter que te embrenhar bem no meio dele. Não tens volta a dar.

Lírios, pimenta negra, Lilium da família Liliaceae Flor-de-Sangue, Agrião-do-México, Capuchinha, Nastúrcio, Nastúrio, Mastruço, Mastruço-do-Peru, Chagueira, Almeirão (Cichorium intybus), Aquilégia (Aquilegia vulgaris), Planta-cobra (Arum dracunculus), Corticeira-do-banhado (Erythrina crista-galli).

Vê e percebe a importância das abelhas na polinização das plantas. Mas ao mesmo tempo e como lição irás de ter de entender a maledicência, a malevolência, a hipocrisia e a maldade pura e crua.

Top ten dos maiores serial-killers.

Já reparei, que esta bicharada vive em constante incongruência, e não mais que dizer em profunda estupidez.

Isto apesar da agricultura estar produzir 17% mais de calorias por pessoa, por comparação ao que produzia há três décadas, e mesmo tendo em conta que a população mundial aumentou 70% nesse período, FAO (Agência para a Alimentação e Agricultura).

Independentemente, do que seja o que for, estas realidades irão ocorrer amanhã e depois de amanhã...

Mas que linda é esta Terra vista do céu, a bordo de um avião. Só quando aterramos é que sentimos do que ele é composta! Bichos que não prestam, fingindo-se em fato e gravata, de que isto é do melhor...

What a wonderful world!

Eu acredito, como gotícula que somada, com outras, poderemos melhorar um pouco este mundo estragado, por nós próprios.

4 comentários:

Bandido disse...

Zorze
Deixaste-me sem palavras com este post.

Saudações Chaladas

Miss Piggy disse...

Sempre surpreendente, não é exagero, pois enquanto o mundo inteiro pensa em na crise e no mundial esquece-se de outras coisas que por vezes estão bem ao nosso lado.
Parabéns

Diogo disse...

Ias-me deixando maldisposto com o teu artigo (sendo, embora, coisas que eu não desconheço).

Alegra-me o meu filho e a música de Armstrong.

Abraço.

Soontir Fel disse...

Sim senhor, um dos melhores posts dos últimos tempos, neste e noutro qualquer blog.
Sem dúvida que há aqui processos mentais extrafísicos a fazer horas extraordinárias, mas o resultado é, inegavelmente, poderoso.
Os saltos de lógica, os bofetões de mão fechada intercalados com pérolas de paz, surtem o efeito, felizmente metafórico, das torturas nazis, de imersão alternada de Judeus em água quente fria - absolutamente atroz e de tirar o fôlego.
Espero que depois de teres deitado isto tudo cá para fora tenhas conseguido dormir descansado, meu amigo...
Um grande abraço.