sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Guernica

No seguimento de um post no blog Isto tem dias de Ana Camarra que me fez releembrar uma determinada época de minha vida - long time ago. Fazia uma grande viagem por Espanha por ano ao longo de três anos. Numa delas tive a oportunidade de ver em Madrid o quadro ou painel como lhe queiram chamar - Guernica, assinado por Pablo Picasso.
Impressiona pela sua dimensão ( 350 cm por 782 cm ) e é de facto, razão para ficarmos algum tempo "especado" a contempla-lo pela sua genialidade causadora de impacto.
Não se está aqui a avaliar a inteligência social de Pablo Picasso ou se inicialmente a obra seria para homenagear seu amigo falecido, o toureiro Joselito e que, depois a pintura foi renomeada à pressa devido ao bombardeamento da Luftwaffe. Aqui traz-se apenas a obra-prima.
Pela sua representatividade não existe dinheiro no mundo para comprar esta obra ao Estado Espanhol.
Deixo aqui um vídeo da obra em 3D muito bem feito e com música de calibre a acompanhá-lo. Para mais informações sobre como foi feito este vídeo clica aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zorze,
Penso que esta é a melhor forma de expôr um quadro, quando em falta do original, sem considerações que possam resultam sempre subjectivas.
Só acrscentar que este foi uma encomenda, facto que também se poderia discutir, da republica, em 1937, e que o que hoje se debate é justamente a intenção de Picasso ao pinta-lo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Extraordinário vídeo.

Ana Camarra disse...

Fosse qual fosse a intenção de Picasso ou ter sido encomenda Guernica ficou imortalizada no seu horror...
Obrigado por te sentires inspirado pelos meus textos, já conhecia o video é de facto fascinante.

Beijocas

Anónimo disse...

Amigo Zorze...extraordinário, já conhecia em reproduções apenas, claro que admiro Picasso, assim como Miró, Goya com importante obra também sobre a guerra de Espanha,...isto nos modernistas.
Mas tenho uma fixação nos pintores do quattrocento, são muitos e todos bons..dos muito conhecidos Miguel Angelo e DÁvinci aos menos conhecidos mas igualmente extraordinários como Caravaggio, Veroneso, Mantegna, Rafael e tantos outros,...ah sou fan da impressionante obra de El Greco "A morte do conde de Orgaz"

Abraço!

Abrenúncio disse...

É uma obra-prima e está tudo dito. E obras-primas não têm valor.
Saudações do Marreta.

Anónimo disse...

Zorze
Não conhecia este video, nunca tinha visto "Guernica" a três dimenssões, é de facto uma obra-prima do Pablo, personifica (mas infelismente não serve de exemplo)pois os horrores daquele tipo continuam a existir.
Obrigado amigo pela partilha.
Abraço

Pata Negra disse...

Já conhecia esta obra filha da outra! Vivam todas as artes, abaixo todas as Guerras! Viva a Espanha e o país Basco!
Viva Picasso! Viva Zorze! Viva Agosto! Vivam as férias! E viva eu mesmo depois de morto!
Um abraço com ou sem arte