domingo, 15 de janeiro de 2012

Hypocrysis


Já entramos no ponto, onde já não há vergonha alguma, tal como, um certo pudor na maneira como se fazem as coisas... Já é quase tudo à descarada e às claras.
Até aos velhotes que trabalharam uma vida inteira lhes catam partes das reformas, das quais metade fica na farmácia.
Em Portugal, roubam os subsídios de férias e de natal aos trabalhadores, fazendo crer que os portugueses grandes malandros e calinas, vivem acima das suas possibilidades. País, como dizia, esse grande democrata e empresário vestido de grande autoridade moral e ética, Patrick Monteiro de Barros, que os portugueses trabalhavam 11 meses e recebiam 14.
Na verdade a questão dos subsídios, é um mito. O que conta na realidade é o bolo anual de rendimento que cada português recebe por via do seu trabalho. Discutir em quantas prestações mensais o recebe é desviar a essência da questão.
Ou seja, o rendimento anual do trabalhador português é baixo, em Portugal trabalha-se para se ser pobre.
Outro mito sob forma de argumento que se utiliza para vincular os portugueses à crise, é a de que durante anos compraram carros, viajaram para as Maldivas e para a República Dominicana, via crédito. Na realidade, estas dívidas nada têm a ver com o Estado, são dívidas privadas e pessoais que cada um individualmente contrai e cada um as tem de pagar a bem ou mal.

Em boa verdade, para nosso mal, o que tem ocorrido na realidade, é que temos tido um Estado gerido por corruptos sem ética de ser e até se algumas leis fossem cumpridas no seu espírito, falaríamos de criminosos que deviam estar encarcerados no sistema prisional da República.
A coisa é demais, os fulanos mascarados de deputados cozinham as leis de uma nação orientando-as para os interesses que representam, conglomerados empresariais, associações onde vestem aventais e fazem juras de obediência com aventais e bebem com cuspe o sangue dos pulsos uns dos outros, esta merda é demais.

Na prática a Lei, na sua essência está inquinada, está feita para que tudo fique assim, sem grandes pés-de-ventos.
Há algum tempo atrás, dizia o procurador-geral da República que tinha os mesmos poderes da Rainha da Inglaterra. Isto está de tal maneira, que o nosso sistema judicial nem vai ser capaz de condenar o Rei Ghob, quanto mais os criminosos que se encheram com o BPN.
Devido ao BPN o Estado já enterrou directa e indirectamente à volta de 8.500 milhões de euros, o suficiente para pagar os subsídios de natal e férias aos malandros e calinas portugueses que fazem de conta que trabalham e que auferem um rendimento médio de 620 euros, vivendo acima das suas possibilidades com as suas vidas de luxo.

Outro exemplo, mais do que gritante, é surreal no mínimo, o governo regional da Madeira. Caso houvesse leis e sistema judicial capaz, toda a família Jardim já deveria estar presa e por muitos anos. Aquilo é uma corrupção total. Até para abrir uma loja chinesa tem de se ter a bênção da mulher jardim.
E toda a gente a ver isto e achar uma piada imensa.

No caso EDP, agora uma empresa nacional vendida ao desbarato, que foi uma das imposições da troika, que deveria ser privatizada, na verdade e ao arrepio das directivas comunitárias, foi re-nacionalizada pelo Estado chinês. Por outro lado, com argumento de ser agora uma empresa privada, ninguém tem nada a ver com escandaloso ordenado de Eduardo Catroga porque tem um currículo notável. Podia até ter 50!
Mas o que é que interessa ao agora cliente da EDP que produz um produto de primeira necessidade pagar na sua factura os investimentos que faz mundo fora para gerar lucros aos seus accionistas privados?
Bem se veja, que alguns andam a tratar da sua vida.

Muitas pessoas não têm a noção da realidade, pois vivem na azafama do seu dia-a-dia para alimentar toda esta corja. Passa ao lado o que ontem a Standard & Poor's fez à Europa, onde nas entrelinhas é dito formalmente que Portugal não vai conseguir pagar a sua dívida sem necessitar de mais um empréstimo, que a Itália vai colapsar e não haverão fundos de resgate suficientes para ajudar a economia italiana e por aí adiante.
Fica a questão para exercitar o intelecto meio inerte - Se foram os políticos que nos levaram a este estado, será que vão ser os actuais que carregam o mesmo ADN nos irão fazer sair desta crise inventada? Obviamente que não.

Estamos a chegar ao ponto, que manifestações pacíficas, palavras de ordem ou que todos façam figas resulte numa mudança.
Estamos a chegar ao ponto, de um balázios bem metidos no meio dos olhos.
Estamos a chegar ao ponto, de pendurá-los numa forca, com julgamentos sumários.
Estamos a chegar ao ponto, de expropriar à força bens num contexto de interesses colectivos.
Dentro da convicção de que a Lei está ferida de morte, outras Leis poderão ser escritas.
Ao ponto que chegou, isto já não vai com flores...

Vejam bem...



Publicado em simultâneo no Cheira-me a Revolução!

2 comentários:

Diogo disse...

Absolutamente de acordo:

«Estamos a chegar ao ponto, que manifestações pacíficas, palavras de ordem ou que todos façam figas resulte numa mudança.
Estamos a chegar ao ponto, de um balázios bem metidos no meio dos olhos.
Estamos a chegar ao ponto, de pendurá-los numa forca, com julgamentos sumários.
Estamos a chegar ao ponto, de expropriar à força bens num contexto de interesses colectivos.
Dentro da convicção de que a Lei está ferida de morte, outras Leis poderão ser escritas.
Ao ponto que chegou, isto já não vai com flores...»

Bom post!
Abraço

J.Ro. disse...

Muito bom post... gostei!