domingo, 7 de agosto de 2011

Halo Solar - Fátima 13 de Maio


No passado 13 de Maio de 2011, celebrou-se a aparição de Nossa Senhora de Fátima na Cova de Iria, presenciado por três pastorinhos crianças em 1917. Este evento rapidamente dominado pela igreja católica, açambarcou o ocorrido, à luz de sua doutrina e conhecimentos, que aliás, era a dominante.
O país num contexto de extrema pobreza, num regime republicano recente e mergulhado nas contingências da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), atirando de forma desorganizada, jovens para a mortandade, honrando hipocritamente, compromissos internacionais.
O que faria supor que uma entidade sobre-natural iria aparecer, a três criancinhas analfabetas, desnutridas e de horizontes limitados à sua pequena aldeia? Aliás, o espelho dum país, que a monarquia faustosa, bacoca e endividada, deixou aos seus ex-súbditos meio baralhados, enviesados em golpes e contra-golpes.

Numa linguagem de senso-comum, falamos de uma espécie de mundo espiritual, na qual uma amparadora extrafísica materializou-se num percentual elevado e comunicou com aquelas três crianças. De referir e devido às celeumas que se levantam, principalmente os mal-entendidos e também os aproveitamentos de pessoas físicas que representam organizações de cariz manipulativo consciencial, essas "aparições" são cada vez menos frequentes.
Voltando à aparição que se trata, a amparadora, não teria desígnios materialistas, comerciais, de fama ou de alimento do ego.
Porquê três criancitas, que mal sabiam ler e escrever e não três figuras de elevado intelecto e destaque na sociedade? Porque noutras dimensões, são questões de somenos importância. As pessoas quando morrem fisicamente e logo que adquirem a lucidez noutro plano dimensional, apercebem-se disso rapidamente.
A qualidade evolutiva de uma consciência não é mensurável pelos padrões de avaliação nas nossas sociedades físicas imbuídas em contextos de competição, porventura, em contextos mais amplos. Se é que exista, algum tipo de medição efectivo!?

Para quem estudou, por exemplo, Cálculo Infinitesimal, onde dentro de suas valências se estuda o cálculo de probabilidades, não deixa de ser curioso, que no dia 13 de Maio, quando se celebra a aparição de Fátima, e por coincidência, por volta das 13 horas, ocorra um fenómeno óptico natural, um enorme halo solar.

"Um halo é um anel de luz que rodeia um objecto.
Os halos formam-se a 5-10 quilómetros (3-6 milhas), na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é reflectida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.
Um fenómeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-los em redor da lua às vezes." (fonte wikipédia)

Vem a propósito, que no distrito de Leiria, exista um dos maiores portais multi-dimensionais deste planeta, cujo centro, é precisamente na Cova de Iria. Um verdadeiro vórtice energético que funciona como link entre mundos, ou melhor, dimensões existenciais.

Quando por um lado, na ciência se refugiam os conhecimentos do até agora alcançado, em termos de conhecimentos, ganhando a percepção de que ainda há muito por descobrir, sem esquecer todos aqueles, que se refugiam na explicação científica, omitindo por receio, o tudo infinito. Por outro lado, temos a religião, que seca a liberdade criativa do pensamento, quando perante o que ainda não se descobriu, ou seja, o inexplicável, se argumente que "misteriosos são os caminhos de Deus".

E já agora, que se especula em números e eles podem ser manipulados de várias formas, o autor deste blog, nasceu a 31 - 13 ao contrário - de Maio, em Lisboa e pasme-se, na freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Qual a probabilidade de após biliões de anos do Big-Bang, estar um gajo sentado à frente do computador a escrever isto que você está a ler? É essa improbabilidade dum desenrolar de variadíssimos factores conjugados e encadeados no espaço e no tempo que nos torna especiais, a centelha da vida.
Qual a fórmula matemática que calcula essa probabilidade?

A , não é propriedade de nenhuma organização. Ela é intrínseca na nossa essência de ser.
Da fé, pela fé e na fé, existimos e interagimos, cada um na sua concepção de verdade em múltiplas dimensões.

4 comentários:

Olivar disse...

Ò Zorze, o comentário está excelente, mas a música.........tststststststst.....porque não Jonn Serrie, o album "Lunia nights"?, ou mesmo Vangélis.......

Pata Negra disse...

Maio de 2011
A imprensa faz notícia, embora denunciando cepticismo, do facto:
- O Sol ficou com uma auréola à volta, precisamente quando passava um vídeo sobre João Paulo II e houve muitos peregrinos que gritaram: Milagre!!!

Primeira pergunta - porque é que olharam para o sol em vez de estarem atentos ao vídeo?!
Segunda pergunta - não sabem que olhar para o sol pode causar lesões irreversíveis na visão?!
Terceira pergunta - foi a primeira vez que viram uma auréola à volta do sol?!

Na verdade, temos presentes todos os ingredientes para acreditar num milagre: crise, pobreza, desesperança, necessidade de acreditar no impossível! E vinha mesmo a calhar à Igreja e aos senhores do poder!
Mas falta uma coisa: é que já não estamos em 1917! Este milagre vai ficar por aqui mesmo! Só vai ser notícia hoje!
Também, para que raio é que nos ia servir o facto de uma auréola à volta do sol ser milagre e não ser uma coisa natural de tempo de trovoada?! O que é que isso ia adiantar?! Ainda se fosse, brotar do sol uma voz dizendo:
- Todas as troikas são obra do diabo! Quem votar em troikistas vai para o inferno!

(só falei disto porque estava em Fátima a essa hora e não vi nada, estava a almoçar na Adega Funda)

ÚLTIMA HORA: segundo o DN o fenómeno foi provocado pela luz reflectida por cristais de gelo na atmosfera. Um crente, incrédulo, pergunta:
- Mas quem pôs lá o gelo?!
E eu pergunto:
- Onde é que está o Whisky?!

Diogo disse...

Neste ponto iremos sempre discordar: eu não acredito nessa consciência imaterial de que falas. Mas que diferença faz isso, se eu acredito que dentro de pouco tempo, com a evolução tecnológica, a consciência material poderá ser eterna e infinita?

Abraço

casadegentedoida disse...

Belo texto, mas com tendência para não ser imparcial. Penso que tentaste mas não conseguiste. Levantaste algumas questões e deste as respetivas respostas. Eu vi o halo solar, eu estava lá, e milhares de pessoas também viram. Coincidência ou não, certo é que aconteceu. Será fé?, será consciência evolutiva?, alguma coisa é. Há quem passe ao lado destas coisas, como passam ao lado de tudo. De tudo aquilo que não compreendem, ou não querem compreender, afinal a sociedade atual arrasta-nos sempre pelo caminho mais fácil. O caminho da ignorância. Ignorância, aqui no sentido de manipulação. Quando não somos capazes de pensar por nós próprios, tirar as próprias conclusões. As transformações que ocorrem diariamente, a nível físico, a nível de consciência, são tantas e diversas que nem todos conseguem assimilar essas mudanças. Quem quiser acreditar, que acredite, quem não quiser, não acredite, cada um deve ser livre de escolher aquilo que quer acreditar. E ter acima de tudo respeito pelos outros. "A chacota é o modo encontrado pelo tolo para esconder a sua ignorância".
Abraços.