sábado, 24 de outubro de 2009

Caim

José Saramago, aparece com um livro, denominado Caim. A polémica instala-se, não fosse tratar-se de um assunto muito sensível, a Religião, em particular a Cristã e seu livro de suporte sagrado, a Bíblia.
Fosse o Alcorão, nem debate haveria!
Após várias conferências de apresentação do livro, compostas com frases fortes, em diminuição e até ridicularização do Livro Sacro, por muitos, apelidado de jogada de marketing, o certo é que criou debate. Debate profundo entre as pessoas que seguem estas coisas. Logo, intrínseco da natureza humana, se formaram barricadas, de um lado e do outro.
O termo Bíblia é mais lato, pois existem muitas bíblias - byblios/conceitos. Até o Diabo tem uma, que é maldita, o Codex Gigas.

Porque não aproveitar a embalagem e ir-se mais fundo no debate dos temas transcendentais?
Será que existimos? Será um sonho?
Vivemos ou sobre-vivemos? Vive-se após a morte?
Haverá outras frequências e dimensões energéticas? Elas se interagem ou não?
Porque vivemos um mundo físico contraditório? Para uns viverem outros terão que morrer?

O debate, desta sexta-feira à noite, entre o Padre Carreiras das Neves e José Saramago, foi bastante interessante.
A Igreja Católica, enviou um dos seus doutores, especialista das "ciências bíblicas", defender os seus pergaminhos, o professor da Universidade Católica, Joaquim Carreira das Neves.

Não sendo grande aficionado de Saramago, na minha opinião, esteve muito bem, aliás, o debate em si foi cordato e bem conduzido pelo jornalista Mário Crespo.
Levou Carreira das Neves a admitir que as histórias da Bíblia são invenções, criações literárias. Isto é muito importante, pois a Igreja, sempre tentou passar a ideia do sentido literal da escritura sagrada.
Saramago, já no fim, colocou duas questões importantíssimas; o direito à dissidência e o direito à heresia.

Não posso considerar é que a Bíblia não possa ser questionada, principalmente com o argumento de que é muito complexa e que tem de ser lida de determinada forma.
O que é que é complexo?
O que é que é simples?

O vídeo integral do debate na SIC Notícias, Jornal das 9.


4 comentários:

Diogo disse...

A Bíblia é um blog com posts colocados de 100 em 100 anos por idiotas.

Kaos disse...

Olá Zorze
Desculpa vir aqui aos teus comentários falar da Farra Blogosférica mas aproxima-se o dia. Está tudo confirmado e podes ter todas as últimas informações e actualizações aqui
http://notasdokaos.blogspot.com/2009/10/vi-farra-blogosferica-e-ja-dia-30.html
um abraço
Kaos

Ana Camarra disse...

Zorze

Bom, o Saramago na verdade não disse mentira nenhuma...

Beijo

casadegentedoida disse...

Quando se quer fazer publicidade dum livro que nada traz de novo ao tema em questão é fácil: é atacar uma força religiosa, armar burburinho. Porque ele não atacou o Alcorão? Pois, porque tem cu tem medo e ele era logo despachado. Tudo isto não passa, na minha maneira de ver, duma grande campanha publicitária. Se cada camarada comprasse um livro o negócio renderia que se fartava. Atacando a religião católica vende muito mais. Atenção incautos, comprem, comprem, e encham-lhe os bolsos.
Abraços.