sábado, 27 de junho de 2009

Michael Jackson

Michael Jackson, indivíduo que viveu uma vida anormal. Por volta dos cinco anos de idade já brilhava nos palcos acompanhado de seus irmãos. Eram os Jackson Five. Menino prodígio foi-lhe vedada a infância e adolescência. Escravo da editora Motown e de seu Pai que lhe chegava o cinto nas falhas dos ensaios. Trabalhava horas a fio.
Mas o menino tinha um talento natural, todo ele, era musicalidade. Na forma de cantar, de dançar e até na raiva sub-liminar que foi passando ao longo de sua carreira.
Quando entrou na fase adulta foi-se desligando aos poucos da família que o explorava e asfixiava e em 1979, já liberto de amarras, lançou o primeiro álbum a solo, " Don't Stop 'Til You Get Enough ". Tal foi o sucesso e tal a explosão de energia que chamou a atenção de outros interesses.
Aqueles passinhos - pé, joelho e anca - estavam muito à frente para a época. Todo o movimento, o brilhozinho dos olhos e a alegria como canta, mostra que à priori estávamos perante uma boa alma. Com muito soul.



Em 1984, com Thriller, arrebenta com todas as tabelas de medição de sucesso comercial. Torna-se um ícone comercial. Ano malogrado aquando das filmagens de um anúncio para a PEPSI e um acidente pirotécnico lhe causa queimaduras de 2º grau na cabeça. Começam as plásticas e daí em crescendo. Faltou-lhe um staff mais inteligente no aconselhamento.



Logo a seguir, umas das minhas preferidas - Beat it.



Com uma tremenda projecção mediática, ao nível estratosférico e com muitos "olhos" em cima dele vai ao Brasil e numa das favelas cariocas efectua o vídeo - Eles não querem saber de vocês!
Numa primeira vista, parece simples, mas as nuances estão lá.




Por esta altura a degradação física começa por ser demais evidente. Mas para quem vivenciou tal pressão mediática em nossos tempos, sem ciências sociais e teóricas capazes tecnicamente de enquadrar tão complexa vida. Não existiam bases de comparação. Eram milhões e milhões a sugarem a energia de uma só pessoa. De tão vampirizada, vai construindo couraças. As excentricidades são uma das defesas.
Num Planeta sub-humano e ainda pouco desenvolvido consciencialmente, inconscientemente vai sofrendo as terríveis purgas de inveja, meias-verdades e acusações de todo o tipo.



O vídeo a seguir foi um dos últimos, em que Michael Jackson já era uma aberração física, Cry, um dos melhores. Na linha universalista de Ser.




A sua discografia é imensa, mas fica aqui Man in a mirror, com um vídeo muito bem conseguido com uma música impressionante.

Michael Jackson - Man In the Mirror



Conheceu o lado negro da fama, com as acusações de pedofilia. Julgo que de facto o que aconteceu foi que os Paizinhos viram ali um filão de ouro para explorar. Com tal projecção mediática seria fácil forçar indemnizações de milhões.
Michael, figura tímida e de voz fininha, transfigurava-se em cima do palco. E aí era explosivo, feroz, soberbo.
Sintomático, é o álbum de música mais vendido em todo o Planeta, tratar de mortos-vivos e zombies.

5 comentários:

mugabe disse...

Zorze, lamento mas não gostava de Michael, nem da música nem da figura. Mas claro que lamento a sua morte.

Abraço!

Ana Camarra disse...

Zorze

De facto nunca o deixaram nem ser criança nem crescer, ficou assim nesse limbo.
Não é um músico que goste muito, é claro que sei trautear algumas, até gosto do género soul, motown noutras vozes.
Tenho a sensação que a determinada altura entre as plásticas e o resto perdeu completamente a noção da realidade...
Mas não deixo de lamentar, não sei se a sua vida se a sua morte e reconhecer que é um marco na história musical.

beijos

Diogo disse...

Nem criança nem adulto, nem homem nem mulher, nem preto nem branco, Michael Jackson foi de facto uma personagem muito complexa.

casadegentedoida disse...

Vai deixar "Saudades" a todas as pessoas que gostam da sua música. É o espelho dos males que afectam milhares de pessoas em todo o Mundo. A exploração infantil, o abuso, a escravidão comercial, a exploração comercial por parte da família e das editoras. A "loucura" que o afecta ao tentar "fugir" mudando a sua figura. É lamentável ter chegado ao ponto onde chegou. Espero que agora encontre a Paz de que tanto precisava. "Que Descanse em Paz."
Abraços.

PS. Gostei das alterações do Blog, desculpa só agora ter aparecido.

Soontir Fel disse...

Bom, no meio disto tudo, quem tambem ficou a arder foram os investidors que andavam a custear a sua comeback tour de 2009, que tiveram de devolver o dinheiro relativo a 750.000 bilhetes já vendidos, os credores que aguardavam o dinheiro desses investidores e, naturalmente, os fãs, que receberam um brutal balde de água fria, depois de tanta expectativa.
Isto, da forma mais fria e calculista - de uma forma mis sentimental e humana, o mundo perdeu este talento incontestável, a família perdeu o Michael, os filhotes perderm o papá e a vida, tal como a conhecemos, nunca mais será a mesma...
Na prática, fala-se agora de homicídio, com eventuais culpas para o médico particular de MJ, e no sofrimento de uma alma torturada que lutava contra dores fortíssimas, causadas por tudo, desde cirurgias em excesso, passando por cancro de pele e terminando numa doença degenerativa articular que lhe estaria a reduzir a mobilidade dramaticamente...
Mas o positivo, proque o há, é que nunca se falou tanto dele como agora, nunca foi tão adorado como hoje, nunca foi alvo de tanta bajulação como actualmente, as vendas de todos os albuns dispararam a níveis impensáveis e a família, como herdeira da biblioteca de direitos autorais de toda a sua discografia (e da de muitos outro músicos, incluindo os Beatles, que MJ comprara nos anos 80 - espertinho...) poderá viver descansada que o dinheiro, esse, vai durar para sempre...