sábado, 1 de outubro de 2011

Alessio Rastani e a entrevista à BBC


Na segunda-feira passada numa curta entrevista à BBC, Alessio Rastani pelo que afirmou, criou mais um fenómeno na internet. Fenómeno que trespassa as redes sociais, principalmente, o Facebook e o Twitter.
Na entrevista, ao que parece, em directo afirmou frases fora do padrão normal do que se chama o politicamente correcto. Em boa verdade, disse a verdade, crua, tal como ela é.

Apresentado como um experiente trader do mercado e com indicadores das principais bolsas a correr pelo écran, foi afirmando em diálogo com a jornalista BBC, frases explosivas como;
- Esta crise é um sonho para fazer dinheiro.
- Há três anos que sonhava todas as noites com uma recessão como esta para poder ganhar mais dinheiro.
- Os governos não dominam o mundo. O Goldman Sachs domina o mundo.

Esta última, por ser proferida de forma tão directa, resulta à primeira vista, como uma frase tão descabelada, como sem sentido para ser levada a sério.
Mas, numa análise mais profunda e congruente, o facto, é que o banco Goldman Sachs, ajudou nos últimos anos a falsear, em consultadorias xpto expertize, as verdadeiras contas da Grécia.
Tal facto, é de forma tão grave que deveria levantar a questão da pena de morte, sobre os responsáveis que efectivaram durante anos, aquilo que resultou hoje, num facto insofismável.
Tal evento foi o gatilho das dívidas soberanas, logo após a crise do sub-prime, que pode e já está a lançar o mundo num verdadeiro caos, primeiro pelo efeito de contágio que já está a provocar e pelo efeito dominó que invariavelmente irá desencadear, apesar de ainda haver muito boa gente que não tem a noção da gravidade da questão grega no relativo à economia mundial. Acha-se piada!
Apesar desta informação ter circulado - o falseamento das contas gregas - pouco interesse gerou, grande parte devido a hipnose geral, colectiva e muito bem montada operação de anestesia global.
À laia disto, seria muito interessante, ser do conhecimento público, os accionistas do referido banco, os directos, mas principalmente os indirectos.
Outra frase forte que resultou dessa entrevista foi "...que dentro de um ano, as poupanças de milhões irão desaparecer...".
Esta é a mais grave e a mais verdadeira. De facto, as nossas poupanças são geridas por bancos e seguradoras, que investem nos mercados de capitais para criarem valor a esses bolos de dinheiro. Só que com os sucessivos mini-crashes bolsistas, vão derretendo todo o valor das carteiras de fundos de pensões, um pouco por todo o mundo, a prazo todos esses mealheiros irão-se desvanecer.
Mas não desaparecerão, apenas vão mudar de mãos, irão para aqueles que têm apostado fortemente nesta crise, surrupiando de forma "legal", milhares de milhões de descontos de trabalhadores, um pouco por todo o mundo.
Engenharias financeiras de tal modo complexas, que a massa geral, um pouco por todo o mundo ( outra vez ), nem se aperceba e não perceba os rostos de quem lhe subtrai o que é seu por direito.

Voltando a Rastani, ou houve um tremendo erro de casting por parte da BBC, ou é a velha técnica de descredibilizar a ponto estapafúrdio, o mensageiro da verdade nua e crua.
É contra-contra-contra... informação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Актуальный блог, свежая инфа, почитываю

Diogo disse...

Vou-te rapinar este vídeo para o postar.

Abraço

Marreta disse...

A Tribuna do Marreta no Blogspot foi censurada, removida e o autor (eu) impedido de a aceder.
Sendo assim, tive que mudar o meu domicílio para a antiga morada no Wordpress em:
marreta.wordpress.com

A LUTA CONTINUA!
O POVO UNIDO NÃO PRECISA DO GOOGLE!

Saudações do Zé Marreta!