terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Follow the leader


Inserido num programa global, sem rosto, sem marca clara e dentro de um semi-construído pensamento dominante de robotização geral das massas, existe toda uma indústria que dissemina nas formas mais subtis, a ideia de seguir um líder, de que existe uma hierarquia que toma conta de nós, enquanto dormimos o sono retemperador. Protegem-nos dos maus que nos querem fazer mal.
A música "Follow the leader" é a mais clara amostra dessa espécie de evangelização que ocorre há já algumas décadas. Tem várias versões e estilos, passa um pouco por todo o mundo e tem o ritmo necessário para agarrar as várias gerações que passam por ela, distraídas pelos confusos egos adolescentes .
É repetitiva; tem a linguagem universal, o inglês; funciona como mantra; enaltece os termos, follow, leader e left and right. Inculca nas mentes mais jovens - ainda esponjas de conhecimento - a ordeira marcha militar com a mensagem principal/sub-liminar de seguir o líder, implicitamente a obediência... sem questiona-la.

Nesta linha, salienta-se a questão Wikileaks, que porventura, não será o mote ideal para restringir a verdadeira expressão de liberdade? O pretexto ideal?
Sobre este aspecto, abordava Pacheco Pereira no seu artigo de opinião, no sábado passado no jornal "O Público" relativamente, aos integrados e os apocalípticos. Só que nesta tentativa de tudo classificar, falta a explosão exponencial da evolução da sociedade nesta orgástica selva tecnológica e sem retrocesso. Por exemplo, pode haver integrados e apocalípticos e vice-versa e mais outras dezenas de variantes.

E tudo isso, assusta o status quo vigente...

6 comentários:

Rick disse...

Claro que o status quo sempre se assusta com todas as formas que possam desafiar o seu sistema de poder pseudo-democrático!
O livro de Orwell "1984" foi a determinada altura retirado dos programas escolares nos EUA!
Por outro lado promove toda a forma de alienação e controlo mental que no meio de toda corrente pseudo-informativa consegue impôr a estupidez!

Diogo disse...

Don’t follow nobody. A sociedade, graças à tecnologia, passará inevitavelmente de uma pirâmide para uma rede. Os leaders que se cosam.

Jorge disse...

Boa Zorze...sempre atento !claro que há dezenas de variantes e que eles têm o quozinho a arder..também se nota !!


Abraço!

Bandido disse...

Grande Zorze
O exmeplo do Pacheco Pereira é que não foi feliz, pois ele desde que seja laranja segue tudo com prazer...

Saudações Chaladas

casadegentedoida disse...

Todos os dias somos manipulados, duma maneira ou doutra, inconscientemente somos manipulados. Seja quando vamos a um café, um restaurante, um cinema, um hipermercado, um banco. E tantas vezes deixamos que nos manipulem. Resta-nos manter o discernimento e fazer as escolhas menos prejudiciais para nós.
Abraços.

Anónimo disse...

Αωеѕοme blog! Do yοu hаve anу helρful hints for aspiring ωrіtеrѕ?
ӏ'm planning to start my own blog soon but I'm a little lost on eνеrуthing.
Would you suggest starting with a fгеe platform lіkе
Wordргess οr gο fοr a рaіd оption?
Theге aгe ѕo many optіοns out thеre that I'm totally overwhelmed .. Any suggestions? Bless you!
My website ... Maritime Lawyers Dubai