segunda-feira, 22 de novembro de 2010

The Book of Eli


"The Book of Eli" é mais um daqueles filmes apocalípticos que retratam um mundo num pós-guerra nuclear, sociedade (a que resta) no caos, falência evidente de organização institucional, um mundo estilo Mad-Max dos anos 80.
Só que neste filme está implícita uma ideia de fundo, a ambivalência do livro que dá o nome ao título, a bíblia sagrada (holy bible).
Um suposto escolhido que resiste a todas as fraquezas corruptivas do ser, leva a cabo uma jornada, afim de transportar o livro a um destino que superiormente guiado.
O filme é elencado por dois actores Hollywood de primeira linha, que transportam o filme a um patamar mais elevado; Denzel Washington e Gary Oldman.

No filme realizado pelos irmãos Hughes (Albert e Allen) que se estreou nos cinemas em Janeiro de 2010, o elogio, como, a crítica mais sinuosa, da bíblia é feita de forma mais assertiva.
Quando Carnegie interpretado por Gary Oldman diz que o livro é mais do que um livro, é uma arma. Acrescenta - É uma arma apontada à mente dos fracos e dos desesperados. Já aconteceu uma vez e pode acontecer mais uma vez.
É a mais poderosa descrição do livro denominado por a bíblia sagrada.

Parte histórica da "nossa" humanidade foi e é manipulada por livros sagrados com efeito multiplicador...

4 comentários:

Camolas disse...

Reflito muitas vezes sobre declarações de escritores que dizem que sabendo o que sabem hoje não teriam lido qualquer livro.

Reflito muitas vezes sobre a possibilidade de existirmos como uma especie de papagaios repetindo o que lemos .

Jorge disse...

É uma arma poderosíssima...nós sabemos, muitos sabem....é pena não saberem todos !!!

Abraço!

casadegentedoida disse...

Um dia a verdade será revelada, muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos. Procura dentro de Ti a verdade, aprende a ver as coisas pelos Teus olhos, e não pelos olhos dum grupo manipulador.
Quando? Não sabemos, até pode não ser na nossa geração, ou dos nossos filhos, ou netos. Até lá, acredita.
Abraços.

olivar disse...

O problema desse filme é que foi o facto de ter como actor principal esse negro racista!! Reparem, onde ele entra, o homem branco é sempre o mau da fita!! Não acham estranho???
Abram os olhos..........