domingo, 14 de março de 2010

Tunguska

É um rio na região da Sibéria Central onde, às 7h15 da manhã de 30 de Junho de 1908, houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de meteorito, mas uma onda de impacto devastou toda a região do lago Baikal, afectando em menor grau todo o norte da Europa.
Este evento recebeu o nome desta região, Tunguska. A ausência de uma cratera e de evidências directas do objecto que teria causado a explosão levou a uma grande quantidade de teorias especulatórias sobre a causa do evento. Apesar de ainda ser assunto de debate, segundo os estudos mais recentes a destruição provavelmente foi causada pelo deslocamento de ar subsequente a uma explosão de um meteorito ou fragmento de cometa na baixa atmosfera devido ao atrito da reentrada. Diferentes estudos resultaram em estimativas para o tamanho do objecto variando em torno de algumas dezenas de metros. Estima-se que a energia da explosão está entre 5 megatons e 30 megatons, com 10–15 megatons sendo o mais provável. Isso é aproximadamente igual a 1000 vezes a bomba lançada em Hiroshima na segunda guerra mundial. Estudos recentes apontam para uma força explosiva à volta dos 40 megatons.
A maior bomba produzida pelo o Homem, a bomba Tsar, anunciada com a potência de 50 megatons e depois de eclodida, a única, numa ilha do ártico, calculou-se que a sua força explosiva tenha alcançado uma força de 57 megatons.

A explosão teria sido suficiente para destruir uma grande área metropolitana. A explosão derrubou cerca de 80 milhões de árvores em uma área e 2150 quilómetros quadrados e estima-se que tenha provocado um terremoto de 5 graus na escala Richter Apesar de ser considerado o maior impacto terrestre na história recente da Terra, impactos de intensidade similar em regiões remotas teriam passado despercebidos antes do advento do monitoramento global por satélite nas décadas de 1960 e 70.

Devido ao mistério do evento, levantaram-se ao longo dos anos várias teorias:

Anti-matéria: um pedaço de anti-matéria vinda do espaço.

Mini buraco-negro: mas sem explicar a passagem pelo centro da terra, bem como a saída pelo o outro lado da Terra.

A torre de Wardenclyffe: uma suposta teoria resultante da expedição de Robert Peary ao polo norte, denominado como o "raio da morte".

Extra-terrestres: uma hipótese que ganha cada vez mais força.

De entre os inúmeros sites na internet o melhor site e que centraliza a melhor informação acerca do evento é o sítio da Universidade de Bolonha - Departamento de Física, contém os melhores links para quem quiser aprofundar o tema.

O que realmente se passou?
"Mais" uma verdade muito bem arquivada.
Certo é que algo se passou ...

4 comentários:

mugabe disse...

Buraco Negro ????? atão, táva mal lavado ??????

Abraço!!

Soontir Fel disse...

Amigo Zorze, recomendo-te a leitura de artigos relacionados com o Sr. Nicola Tesla, e sobre esta mesma polemica, vulgo Tunguska-Gate (sim, soa bastante porco, mas depois do comentário do buraco negro pareceu-me bem...) :)
Um grande abraço.

casadegentedoida disse...

Não poderia ser o efeito das plantas leguminosas? Sabes, com a fermentação e o aprisionamento dos gases produzidos ocorrem fenómenos algo constrangedores, que abalam as estruturas.
Abraços.

mugabe disse...

Quero que tu te fodas ó Seentir Fel ou lá o que é essa merda !!!