sábado, 26 de dezembro de 2009

Natal


O Natal celebra-se a 25 de Dezembro, como é tradição há "muito ano". Para a religião católica é a celebração do nascimento do menino Jesus.
Só que a 24 de Dezembro a estrela mais brilhante é Sirius que alinha com as três estrelas mais brilhantes na cintura de Orion. Que em tempos antigos eram chamadas as 3 Marias ou os 3 Reis. Apontam para o nascer do Sol, sendo a constelação mais conhecida, a Virgo, também denominada por Virgem Maria.
O antigo símbolo em latim para virgem era o "M", que significava a Mãe de adónis - Mirra, ou a Mãe de Buddha - Maya.
Virgem é também referido como a "Casa do Pão", sendo representada a segurar um feixe de espigas de trigo.
Tal como Belém, traduzido à letra, significa a "Casa do Pão". Bethlehem = House of bread, Casa do pão.
Na história antiga, outros Messias também foram retratados, como Hórus nascido a 25 de Dezembro, 3.000 anos antes de cristo, da virgem Isis-Meri.
Mithra da Pérsia, nascido de uma virgem a 25 de Dezembro, 1.200 anos A.C.
Ou Attis de Frígia, filho da virgem Nana, em 1.200 A.C., nascido a 25 de Dezembro.
Krishna da Índia, nasceu a 25 de Dezembro, da virgem Devaki, com uma estrela a Este a anunciar a sua chegada, 900 anos A.C.
Dionísio da Grécia, também nasceu de uma virgem a 25 de Dezembro, tornou-se um professor nómada, 500 anos A.C.
Todos eles eram a "Verdade" e a "Luz", todos eles tiveram 12 seguidores - tal, como os 12 signos do Zodíaco. Todos eles morreram aos trinta e poucos anos de vida, e ao fim de três dias ressuscitaram. Com eles a salvação eterna.
Coincidência? Ou uma história muito bem contada e controlada ao longo dos tempos?

Natal, pode ser chocolates e guloseimas. Pode aquecer corações e ao mesmo tempo do outro lado da rua, gélido. Onde papelões, fazem de conta, que são colchões.
Para uns a morte, para outros a vida, pode ser o que nós quisermos, outros nem escolha têm.
Como nos olhos de um mendigo que procura uma abertura de um potencial doador. Se bem que a esmola é o pior remédio, numa vista mais ampla.
Enquanto uns se especializaram a descascar amendoins, outros fizeram o presente que recebemos nas mãos. Uma organização, desorganizada, infernal mesmo.
Por isso, uma das coisas em que acredito, é que escritas sobre o Natal, possa ser, algo em vão.
Só que no fundo da alma, tem-se a certeza que no fundo do vão, a esperança está lá, esperançada que nós a alcancemos.
Descontando todos os nossos desequilíbrios, desígnios ...

O vídeo em baixo, é um quadro negro do que 2010 nos espera ansiosamente, mas a música é divinal, ouvida até pode dar um lugar no céu.

5 comentários:

Diogo disse...

Acredito que a evolução tecnológica exponencial possa dar uma reviravolta a tudo isto. É talvez a única hipótese.

Camolas disse...

Pacha Mama está doente e irá expurgar a doença, consumimos de- mais, comemos demais , falamos de mais...Venha daí esse novo mundo mais simples e real , cá estaremos para festejar!!!

casadegentedoida disse...

"O Natal é quando a gente quiser", frase celebre. O Natal é Paz, Amor, Compaixão entre os Homens. Há quem só veja lucro nesta data.
Foram vários os mensageiros anteriores como tão bem descreveste, mas se calhar nessa altura não estávamos prontos para aceita-lo, como hoje ainda acontece.
Espero que tenhas tido um Bom Natal.
Abraços.

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (88anos),direi simplesmente que é condenável a existência da biblico-judaico-cristã Religião que até está reconhecida como um dos Direitos Humanos mas que afinal é uma Vigarice como todas as Religiões que só servem para que os Poderosos,em nome dum Deus,criado pelo Homem à sua imagem e semelhança, possam exercer o seu Poder Absoluto para dominar e explorar os Povos crentes e supersticiosos,ignorantes.Ora isto é uma Vigarice e a Vigarice é um Crime.

Unknown disse...

O natal não está na Bíblia.

o rapaz leigo aí afirmou se tratar de um crime.

Para acusar alguém de um crime ou enquadrar uma atividade como crime, são necessárias as provas. Como não é uma atividade, é uma crença, não pode ser tipificada como crime. Além disso, ofender a honra, a dignidade, negar o direito de culto bem como debochar da crença a qualquer culto É crime, está tipificado e estabelecido no código penal. Portanto, sr José Gonçalves Cravinho e também o dono do blog Extrafisico, deixo duas dicas p/ os senhores. Ao primeiro, cuide com suas palavras, porque você poderá ter que responder judicialmente. Guarde suas crenças para si ou em outro meio que não possa ser usado contra você. Ao blogueiro, permitir a presença de comentários como o do sr José pode, ao tempo da justiça ser acionada, fazer com que você perca todo o conteúdo do blog, além de uma provável condenação de associação para o crime do sr José. Código Penal, artigo 208. Também há o artigo 251.
TÍTULO IV
Dos crimes contra a vida em sociedade

CAPÍTULO I
Dos crimes contra a família, os sentimentos religiosos
e o respeito devido aos mortos

Secção II
Dos crimes contra sentimentos religiosos

Artigo 251.º
(Ultraje por motivo de crença religiosa)

1- Quem publicamente ofender outra pessoa ou dela escarnecer em razão da sua crença ou função religiosa, por forma adequada a perturbar a paz pública, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.