sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta-Feira, 13


A sorte do azar e o azar da sorte.
Jesus foi crucificado, ao que parece, numa Sexta-Feira, dia 13.
13 que vem depois do 12, este considerado completo. 12 meses do ano, 12 tribos de Israel, os 12 apóstolos e os 12 signos do zodíaco.
Segundo a wikipédia, a superstição poderá remontar a 13 de Outubro de 1307, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França.
Porém noutras fontes, a mitologia poderá ser ainda mais antiga.
Existem duas lendas da mitologia nórdica.
Numa conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e da discussão que provocou, resultou na morte de Balder, o favorito dos deuses, daí a crença de que convidar 13 pessoas para jantar seria desgraça.
Segundo a outra lenda, a deusa do amor e da beleza, Friga. Que deu origem à palavra Sexta-Feira - friadagr. Ou o conceito de mulher-frígida? Já sou eu a me esticar!
Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, ficando a rogar pragas aos humanos.

A brincar, a brincar... Entrar sempre com o pé direito, deitar um pouco de sal no interior do carro, não passar por de baixo de escadotes, evitar partir espelhos, principalmente, a racha espelhar.

No meu "lavoro", sem ninguém ver, faço uma benzedura mágica, para protecção dos meus coleguinhas e coleguinhas meninas, atiro de um copo de plástico umas pingas de água a umas parcas escadas, afugentado os males que poderiam advir de bichos maus, sequiosos de sangue fresco e vivo.
Pois os monstros existem e também são supersticiosos...

7 comentários:

mugabe disse...

Sempre gostei das sextas-feiras 13...são as minhas preferidas.

Abraço!


** porra, já não apareces lá ??

Diogo disse...

Pois eu já bati doze vezes na madeira do bastão de basebol que tenho guardado para acariciar os assassinos da vacina da Gripe A. Para dar sorte.

Anónimo disse...

Feliz daquele que ainda acha que os males que lhe acontecem são coisas da vida. Feliz daquele que acredita que todas as doenças tem explicação médica. Feliz daquele que ainda acredita na bondade de camaradas de armas.
Não tenham medo do dia 13, o dia 26 é bem pior, esse é que é mal.
Abraços.

casadegentedoida disse...

Desculpa,não queria aparecer anónimo, não tenho necessidade de me esconder atrás do anonimato.

mugabe disse...

eu logo vi que era este maluco ahahahahahahahahah

Vai-te tratar ó doido !!!

mugabe disse...

eu logo vi que era este maluco ahahahahahahahahah

Vai-te tratar ó doido !!!

Ana Camarra disse...

Zorze

Para começar algumas sextas feiras dias 13 teram sido dias de azar para alguns, para outros terão sido as quarta feiras dias 8, para outro terão sido as sextas 13 dias de sorte.
È tudo muito relativo, esta sexta 13 por um lado foi boa, porque uma amiga espetou-me umas agulhas que me aliviaram de imediato a dor, por outro lado foi de azar porque estive atrabalhar até quase á uma da matina e nem sequer correu pelo melhor...
Ah, verdade, adoro esta musica do Stevie.

E deixo uma anedota:
-O Senhor é supersticioso?
-Não, essa gaita dá azar...

beijos