terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texaco

Na floresta Amazónica, parte equatoriana ocorreu e ocorre um dos maiores crimes da Humanidade, mais sentido, pelos habitantes locais de lá.
A outrora Texaco (The Texas Company) quase na falência foi adquirida pela Chevron, que depois de descobrirem o imenso potencial petrolífero naquela localidade, trataram de o explorar.
Contaminaram a zona, principalmente os rios, de quem muita gente dependia. Pois o lucro é a chave fundamental e os índices em alta nas principais praças financeiras, são de sobeja importância. Evidentemente, que nos canais intermédios, muitos sabujos foram a correia de transmissão.
A logotípica da Texaco e da Chevron, também é, deveras de assinalar pela sua simbologia.

Existe um processo em tribunal, muito complexo, que pede a maior indemnização da história, são muitos biliões de dólares. Apesar de a Texaco, veicular que nada têm a ver com os crescentes casos de cancro na região.
Descontando também excessos de protagonismo e egos ansiosos de holofotes. O facto é que nascem crianças com mal-formações, pessoas que morrem de cancro e o pulmão do Planeta continua a sofrer as tensões das vistas curtas e gananciosas.
Destruindo-se toda um eco-sistema em nome de um curto-prazo de lucros, cantiga endémica.

Joe Berlinger, através de um filme-documentário "Crude", pôs esta questão num outro nível. Mesmo assim, por "forças estranhas", esta questão ainda passa ao lado de muito boa gente. Os crimes reais, e pior, com suporte legal.

4 comentários:

Marreta disse...

Isto é extremamente importante. Estamos a falar da sustentabiliadde ecológica e do futuro das gerações vindouras. Certamente não é nesta perspectiva do lucro a todo o custo que conseguiremos manter o equílibrio ecológico e melhoraremos a vida de todas as espécies que habitam o planeta.
Acordos, tratados e boas vontades são todos muito bonitos, mas enquanto ficarem no papel e não passarem à prática nada mais representam do que um esgotar de tempo precioso.

Saudações ecológicas do Marreta.

Ana Camarra disse...

Zorze

Mais uma, apenas mais uma, nunca o valor da vida humana os demoveu do lucro, nunca.
O único futuro que lhes interessa é o seu, embora sejam estupidos ao ponto de pensar que isto não lhes afecta o futuro.

Bom post.

Beijo

Diogo disse...

Também falo de petróleo lá na minha loja.

casadegentedoida disse...

Os crimes ecológicos existem por todo o nosso Planeta. O que interessa é o lucro fácil, quem vier por trás que feche a porta.
Abraços.