terça-feira, 4 de agosto de 2009

Caetano Veloso é de Marte ?

Há que ter calma. Não é bem assim e daí talvez, quem sabe?
A voz de quem canta no vídeo em baixo, é de um colega meu e principalmente de um grande amigo.
Coisas em desuso, nos dias de hoje. À medida que a robotização víral se vai alastrando nas mentes desprotegidas de tão "inocente" espécie. Aquela a que começa a ser chamada de suposta humana.
Que sem perceber, por poucos é cada vez mais manipulada. E a cada segundo que passa, a uma velocidade meteórica.
Vai perdendo certos conhecimentos inatos, como, com um simples olhar se estabelecem canais de comunicação, algumas vezes em situações de elevada complexidade, de tensão extrema e até de processos judiciais do foro criminal.
Situações de aparente descalabro, ultrapassados com desdém, de quem sabe relativizar a perigosidade das situações.
Escreve maravilhosamente bem (a formação em Letras, parece que ajuda) e canta com soberba competência.
Padece do fenómeno de Obélix, em pequenino caiu numa grafonola gigante. Quanto fechamos a cancela à insanidade deste povo perdido e sem objectivos, canta de tudo. Muitas vezes dizemos, canta isto ou aquilo e o som sai perfeitinho, tal como o original. O ecletismo musical é compartilhado por mentes livres que não se confinam a modas ou a palas mentais.
Também me corrige "alguns" pontapés na gramática que vou dando neste espaço virtuelle.

6 comentários:

Soontir Fel disse...

Bem... Dado que recebi o aviso por sms, parece-me apenas justo que seja o primeiro a comentar este post tão diferente do habitual deste espaço e, ao mesmo tempo, tão idêntico ao seu autor.
O amigo Zorze realmente tem um dom, se é o de conseguir abandonar esta matéria crua que nos compõe, a seu bel prazer, ou se é o de ver uma imagem bem mais global que a da maioria, não sei de facto (e possivelmente nunca o saberei...), uma coisa é certa, é das pessoas mais lúcidas que me foi dada a conhecer ao longo destes parcos 35 anos (e meio) nesta encarnação.
Quero aqui deixar claro que não se trata neste comentário de uma troca de piropos entre machos-alfa (para que se saiba, isto aqui é tudo straight, ok?), mas de um reconhecimento merecido.
Por mais do que uma vez me foi dado a ver o carácter extremamente humano e generoso do meu amigo (e não só para as fêmeas que lhe aguçavam o apetite...), contrabalançado com uma paixão pelos temas e as causas de todos nós, nunca uma voz silenciosa do rebanho, mas um inspirador entre os seus pares (tirando o Sr. Soares, que só ouve o Pai Sócrates...).
Resumindo, e antes que isto pareça um daqueles elogios fúnebres, quero que se saiba que o Sr. Zorze é alguem a quem tenho todo o orgulho, o privilégio e a felicidade de chamar meu grande amigo.
Obrigado por tudo, e bem hajas por seres assim.

Silvia Salazar disse...

Fixe.. Uma musica do Caetano cantada por alguem de Portugal na tradução Brasileira.Gostei da pronuncia ficou muito parecida.
bjsss

Ana Camarra disse...

Zorze

Pronto canta bem, mas tem mau aspecto! :)
Achei bonito, e fechar os olhos, a imagem é muito feia, acredito que o ser humano que cantou tem muito melhor aspecto.
Esta musica, como quase todas do Caetano, é muito bonita, ainda bem q ue o teu amigo caiu na grafonola, diz-lhe para não se justicar tanto da história dos machos alfa, nunca tenha vergonha dos sentimentos...

beijos

Cidadão do Mundo disse...

Boa,..gosto do Caetano! agora um assunto que me faz alguma impressão: não consigo perceber porque a Globo obriga aquele actor português que faz novelas no Brasil a falar com sotaque brasileiro, ..que eu saiba em Portugal actuam actores brasileiros nas novelas portugas e nunca foram obrigados a falar com sotaque português...para mim é uma xaxada à brasileira.

casadegentedoida disse...

Bom, por mais que me esforce não consigo reconhecer a "VOZ" (um dia quem sabe ficaremos a saber quem é o cantor por trás da figura) mas ficam aqui os meus parabéns pela, digamos, coragem em fazer esta pequena apresentação para um publico tão vasto. Zorze, continua a apostar na música nacional.
Abraços.

Diogo disse...

«Que sem perceber, por poucos é cada vez mais manipulada. E a cada segundo que passa, a uma velocidade meteórica.»

Mas a Internet tem um (bom) reverso. Aprendi mais nestes últimos 5 anos do que em toda a minha vida.

Os manipuladores têm as patas cada vez mais à mostra.