sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Aula de Filosofia

Recebi este mail ante-ontem. Já o tinha lido há uns anos. São daqueles que lemos e repassamos. Desta vez fica guardado e pela sua importância merece ser lido com atenção.

"Um professor diante de sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".
O professor pegou então numa caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco.
Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "sim".
Logo, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "sim" retumbante. O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
"Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisa importantes, como o trabalho, a casa, o carro, etc. . A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.
Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades e o resto é só areia".

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - "Então o que representa o café?"
O professor sorriu e disse: - "Ainda bem que perguntas!"
"Isso é só para lhes mostrar que por mais que ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre à lugar para tomar um café com um amigo".


9 comentários:

Anónimo disse...

Belo exemplo, filosófico, verdadeiro.

Abraço!

Ana Camarra disse...

Zorze

Já conhecia!
Mas é mesmo assim, tudo cabe na sua dimensão.

beijos

alex campos disse...

Bela lição.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Sinceramente gostei!!!
Mas refletindo em profundidade, então e aqueles infelizes q não têm familia, amigos e emprego?
Que terão de consolo?? Deus?, Talvez....suicidio???? Seria disparatado!!
O caso do "café", parace-me um tanto ou quanto utópico, pois nos dias de hoje com tão pouca vontade de socialização, vida "muito" ocupada, crianças a cuidar, estudos, ir ás compras, andar em formação, saír ás tantas, ir levar o cachorro a mijar/cagar, visita de familia, etc, etc, inumeros motivos para não ir tomar a merda dum café, que quase se torna necessário marcar com muita antecedência esse evento, semelhante a uma visita ao médico.
Evidentemente q o q esse Prof. disse é verdade, pelo menos deveria ser, mas quanto a malta casa, começa a trabalhar, namorar, e então se casar, logo está tudo fodido, pois só volta a ver os "amigos", depois do divórcio!!!!
"Ele" é a vida!! q...caralho.....

Diogo disse...

Já conhecia a história. Simplesmente, sem trabalho e sem dinheiro, lá se vão os amigos, o lazer e até a família…

Tudo porque vivemos num mundo em que o emprego (dinheiro) é a chave da sobrevivência. Mas o emprego está a desaparecer a ritmo acelerado. É por isso que é necessária uma revolução.

Anónimo disse...

Zorze
Na situação em que este país se encontra vamos ter de chamar a esta filosofia, "filosofia barata". seja como for não deixa de ser um incentivo para os menos desesperados, porque para os mais deseperados,~´e necessária outra filosofia.
Abraço grande.

LeniB disse...

Belo texto e que bom ensinamento!!
bjs

Anónimo disse...

É bonito. Mas ficaram algumas duvidas, será que podes esclarecer? As bolas de golfe estavam conforme a Norma ISO3000? a AREIA era de rio ou de mar? pré-lavada? o café era normal ou descafeínado? a ASAE confirmou se o frasco estava dentro das normas estabelecidas para a sua utilização? desde já agradeço os devidos esclarecimentos. Obrigado.
Abraços do casadegentedoida.

Anónimo disse...

Ai se a vida fosse tão simples... Se de facto conseguissemos compartimentar tudo com lógica e ciência...
Infelizmente, no mundo real, não é assim, por isso se chama vida, e não novela, ou texto fantasioso...
Ainda assim, Zorze, apesar de já ter ouvido isto em pequenino, é sempre bonito.
Um grande abraço.