sábado, 9 de junho de 2012

Carta do Centro de Emprego

(clica na figura)

Esta é a carta padrão que a Segurança Social envia aos desempregados que perfazem os 6 meses de desemprego.
Nesta carta, seu conteúdo em pouco menos de 10% resume o fim a que se destina, ou seja, a reavaliação da situação do desempregado, os restantes 90% são utilizados a assustar o desempregado nas variadas formas em que pode perder o seu meio de subsistência, com termos usados, tais como; a falta de comparência não justificada; a anulação da inscrição de centro de emprego determina...; todavia conforme a situação do incumprimento apurada, o quadro sancionatório poderá ser ainda... Por aí adiante.

Bem sabemos, que estes ofícios têm que obedecer a uma série de normativos legais, mas daí ao exagero ...!
Roça em alguns aspectos aquelas técnicas de guerra psicológica das unidades das psiques militares para aterrorizar o inimigo. O que leva a questionar se a Segurança Social considera o desempregado, um inimigo !?

Todos sabemos, que existem inúmeras fraudes relativamente aos apoios do Estado, mas também sabemos, que muita gente descontou durante muitos anos para ter direito a este apoio, muita gente deseja trabalhar e ao contrário do que alguns responsáveis políticos julgam, estar desempregado neste país não é uma oportunidade de mudar de vida, pois este país não é a terra das oportunidades como pensam, derivado dos modelos económicos que estudaram. Convenhamos que o Canadá e os E.U.A. não são propriamente, mesmo que dizer, Portugal. Embora que tenhamos infelizmente alguns responsáveis governativos que acham que os mesmos modelos possam ser aplicados, não tendo a noção que falamos de realidades e sistemas organizativos completamente diferentes.

Quanto aos técnicos da Segurança Social, não vamos acreditar que na sua globalidade serão pessoas desumanas e insensíveis, por isso, as percentagens na figura acima estão rabiscadas a lápis, para que possam ser apagadas e serem invertidas as respectivas proporções.
E se há pessoas humanas a trabalhar nesse ministério - concerteza as haverá - ponham a mão na consciência e reformulem esta carta-tipo enviada a pessoas desempregadas há mais de 6 meses. Já basta o drama de estar desempregado há mais de 6 meses com a agravante de não se vislumbrar um futuro melhor num país estragado e extorquido pelos responsáveis políticos das últimas décadas.

1 comentário:

Diogo disse...

É terrorismo puro.

Abraço