sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Triângulo das Bermudas


O Triângulo das Bermudas é uma área que varia, aproximadamente, de 1,1 milhões de km² até 3,95 milhões de km². A área é composta pelos vórtices geográficos de: Fort Lauderdale, Miami - Flórida, USA; Porto Rico e as Ilhas Bermudas - Bahamas. Este triângulo notabilizou-se pelos inúmeros desaparecimentos de aviões, navios e pessoas, para as quais contribuíram as explicações mais sensacionalistas, para-normais, no fundo, as mais estranhas.
O caso, que porventura, fez nascer o mito, foi o caso do voo 19, que no dia 5 de Dezembro de 1945, uma esquadrilha de cinco aviões "Grumman TBF Avenger" da marinha norte-americana desapareceu na área do Triângulo das Bermudas. No mesmo dia, um hidroavião "Martin Mariner" foi enviado na busca do voo 19 e também desapareceu, após 27 minutos e com 13 tripulantes a bordo.
Embora o motivo do desaparecimento originalmente tenha sido definido como "erro do piloto", os familiares do piloto que liderava a missão não aceitaram que ele havia cometido aquele tipo de erro e acabaram convencendo a marinha a mudar o veredicto para "causas ou razões desconhecidas".

Entre 1945 e 1950, é a época onde surgem os mais variados relatos de desaparecimentos, época onde nasce e cresce a Guerra Fria, entre dois blocos imperiais, ideologicamente designado por, Capitalismo vs Comunismo, ideais alicerçados em finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. Por essas ideias morreram e continuam a morrer milhões de pessoas. Construíram das mais apuradas técnicas de contra-informação que alguma vez o Planeta assistiu. Hoje ainda acolhem milhões e milhões de acólitos, por deriva da mais ou menos capacidade de influência, carisma e manipulação dos gurus locais que pulularam, sem que desses dois blocos mental-somáticos resultasse uma efectiva e frutífera evolução colectiva da humanidade.
Com a evidente derrocada destes dois blocos pensénicos, milhões e milhões de pessoas ficaram orfãs de preenchimento consciencial, dando azo, ao nascimento de novas para-ideologias e para-religiões.

Existem inúmeras teorias que explicam as anormalidades factuais do Triângulo das Bermudas, desde a anormalidade do campo magnético da Terra naquela zona, conforme relatos de viajantes naquela área, em que as bússolas se desregulam, bem como, os aparelhos aeronauticos.
Também se aventa a hipótese de ali estarem depositados os restos de cristais de Atlântida, a cidade perdida.
Outro factor, é aquela área estar sujeita a tempestades e mudanças climáticas violentas e inesperadas. Essas tempestades curtas e intensas podem se desenvolver e dissipar tão rapidamente que nem chegam a ser detectadas pelos satélites. Além disso, trombas d'água capazes de destruir facilmente um avião ou navio passando pela área são bastante comuns. Uma tromba d'água nada mais é do que um tornado que ocorre no mar e puxa a água da superfície do oceano até milhares de metros de altura.
Outro factor ambiental possível são os terramotos submarinos, já que cientistas encontraram bastante actividade sísmica na área. E mais, os cientistas também já observaram ondas de até 30 metros de altura.
A topografia submarina da área também pode ser um factor importante, já que varia de uma plataforma continental levemente inclinada para uma queda extremamente profunda. Na verdade, alguns dos fossos mais profundos do mundo encontram-se nessa área.
A corrente do Golfo, onde o Triângulo se localiza, é extremamente rápida e turbulenta, podendo criar condições extremamente difíceis para a navegação, especialmente para navegadores inexperientes. Já foi relatado que essa corrente pode se mover a velocidades superiores a 8 km/h em algumas áreas, o que é suficiente para desviar o curso de barcos em várias centenas de quilómetros se os tripulantes não fizerem a compensação correcta. Outra coisa que essa velocidade de corrente pode fazer é limpar rapidamente qualquer evidência de um desastre. Por isso se diz, que naquela zona existe um rio dentro do oceano. Rio esse cada vez mais imprevisível com a brutal e contínua desflorestação da floresta amazónica. A corrente marítima norte-atlântica está paulatinamente a ficar cada vez mais irregular, um dos pontos vitais do clima do Planeta.
A teoria dos Hidratos de Metano parece ser a mais promissora para explicar ao menos alguns dos desaparecimentos no Triângulo das Bermudas. Cientistas da Cardiff University descobriram a presença de grandes concentrações de gás metano presas no leito do oceano. Esse gás é criado devido a organismos marítimos em decomposição, já que o leito possui bactérias que produzem metano, que podem se acumular como gelo de metano super-concentrado, chamado de hidratos de metano. E essa camada de gelo acaba por aprisionar o gás metano. As erupções frequentes de metano poderiam produzir regiões de água espumosa que poderiam não dar sustentação suficiente aos barcos. Se se formasse uma área deste tipo ao redor de um barco, este afundaria muito rapidamente sem aviso. Esta última, apenas em hipótese e sem sustentação científica.
Também existem as teorias mais esotéricas; como neblinas eléctricas, portais para outras dimensões, ondas gigantes e polvos monstruosos.

Outros situações que se relacionam com o mistério do Triângulo das Bermudas é o designado Mar do Diabo, situado na Ilha Miyake no Japão, a aproximadamente a 200 kms. a sul de Tóquio e na mesma linha do Triângulo, também com relatos de desaparecimentos estranhos.
A norte do Triângulo, também figurou um dos casos mais estranhos e misteriosos, a Ilha de Roanoke, a colónia de britânicos ao largo da Virgínia, que desapareceram misteriosamente e sem explicação plausível até aos dias de hoje.
Claro que também há as teorias extra-terrestres, tanto mais ou menos credíveis como todas as outras.

21/12/2012 cada vez mais próximo. Uma nova era se avizinha.

1 comentário:

Olivar disse...

Um dos melhores posts do ano. Jà li várias teorias do genero, mas, porra, não cheguei a conclusão alguma,ó Zorze, onde é que posso aprofundar mais o tema?