terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viva a República das Bananas


Afirmação da liberdade de expressão (mais ou menos) na intervenção dos Homens da Luta, hoje em Lisboa, na Praça do Município, no Centenário da Implantação da República.
Os discursos das mais altas instâncias do regime - quais calculistas políticos do curto-prazo - e dentro do expectável a que a efeméride obriga, foram mais do mesmo. Sem esperança, sem sonho e vazio de objectivos. Próximo de zero, quais coveiros circunstanciais.
Este regime, já não é regime de nada... A nossa soberania, é antes de mais, apenas uma figura de estilo, para cadernos escolares numa educação tendencialmente, não universal e não gratuita. Essa é uma das nossas desgraças!
Do regime da Causa Pública, a Rés-Pública, que à 100 anos eclodiu, o que hoje se apresenta como facto continuado, é que não tivemos portugueses à altura, na maioria que supostamente deveriam servir essa coisa transcendental que era a coisa pública, mas sim, serviram-se dela e serviram interesses obscuros, contrários à comunidade analfabeta e iletrada que através do voto lhes fizeram acreditar que tinham os destinos da nação na mão. Através da democracia, o povo cuspiu na sopa que come, e indelevelmente cómico-trágico, sem se aperceber muito bem do que fez.
Sem esquecer o que era vida portuguesa há 100 anos atràs, a vida rural em contraste com a crescente vida urbana, o papel da igreja na época, os novos valores da laicicidade que despontavam e fundamentalmente dois factos históricos incontornáveis, a 1ª Guerra Mundial e o milagre de Fátima. Um autêntico caldo de acontecimentos...

Tal como dizem os Homens da Luta - E o povo, pá!

Viva a República das Bananas!

7 comentários:

Bandido disse...

Muito bem dito Zorze

Saudações Chaladas

Bilder disse...

O povinho não só suporta uma grande mentira(que se chama democracia e républica)com os seus votos como ainda pior suporta pela base toda a Piramide do poder nacional e internacional à escala global,a ignorância e a passividade
castigam o povo com pobreza no ocidente e com bombas no médio oriente!

Jorge disse...

Isso só lá vai com porrada !!

Abraço

Pata Negra disse...

Um novo 25 de Abril não chega, é preciso um novo 5 de Outubro!
Um abraço entre macacos

Camolas disse...

Como diz um amigo , "República dos bananas".

Diogo disse...

Isto não é uma Rés-Pública, é uma Rés-Banca…

Clitórix disse...

Leva-me a constatar de que este blog é muito frequentado por pessoal de esquerda! Ora, vejo tambem que se exaltam muito quanto ás politicas que se vêm praticando!! Mas não sei porquê, pois estamos a caminhar para um Estado Marxista! Reparem bem, Num Estado desses, só existem 2 classes sociais, os membros e funcionários do politburo, OS RICOS, e a restante "carneirada", o povo, OS POBRES, por isso rejubilem vós, pois está a chegar a politica que mais gostam, não sei porquê tanta celeuma!!!!